Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Palavras Iniciais

Por Marcos Monteiro


Iniciamos aqui uma reflexão que pretende ser semanal sobre "protestantismo e mundo", como parte de um projeto de pesquisa do CEPESC (Centro de Pesquisa, Estudos e Serviço Cristão) e do Portal da Vida, com três linhas intercambiáveis: "protestantismo e vida", "protestantismo e religiosidade popular" e "protestantismo e candomblé".

Partimos de uma definição de protestantimo que abarca toda igreja e grupo religioso que apresente vestígios de continuidade com os movimentos de reforma do século XVI, mesmo quando estes não pretendam se reconhecer no mesmo espelho.

Esse protestantimo se faz presente no mundo concreto, e "mundo" também é um complexo que abarca tanto a experiência existencial de cada pessoa ou grupo, quanto a ordem e desordem social em sua vivência cultural.

Apelamos, portanto, para um contínuo, um campo de significação onde os conceitos e agentes se aproximam ou se afastam de sinais demarcadores, promovendo múltiplas e frutíferas relações.

Pretendemos caminhar devagar e sempre, muito mais peregrino que cientista, admirando a paisagem, colhendo flores e palmilhando caminhos desconhecidos ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário